Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR , HÁ O QUE COMEMORAR?


Hoje comemoramos o Dia dos Professores, mas a pergunta é: há o que comemorar?
Claro que não.
Sob qualquer aspecto que observamos, o cenário é desolador.

Comemorar: a falta de segurança nos estabelecimentos de ensino? Comemorar a falta de equipamentos? Os baixos salários, a falta de uma política de valorização profissional, que muitas vezes leva ao professor a ter três jornadas de trabalho? Comemorar a carga horária exaustiva e que obriga muitas vezes  o  profissional a ministrar disciplinas na qual não é habilitado somente para cumprir uma “carga horária”. Isto mostra a preocupação com a quantidade deixando de lado a qualidade do ensino.
Tanto para não comemorar, mas ao mesmo tempo vamos comemorar SIM. Comemorar a formação dada a tantos e tantos que estão hoje no mercado de trabalho, por aqueles que saíram de uma condição desfavorável e hoje tem uma formação e principalmente por aqueles que buscam por novas perspectivas. Comemorar por ser muitas vezes lembrado e por ter feito parte da vida de muitos.

No Brasil, 
o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

                                                    























Interessante observar que na perspectiva de gênero dessa profissão, discriminações são sofridas de diversas formas. Um exemplo. No dicionário do Aurélio tem-se a seguinte referência aos verbetes: [Do lat. professore.] S. m.  1. Aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina; mestre; 2. Fig. Homem perito ou adestrado. 3. Aquele que professa publicamente as verdades religiosas. Professor titular. 1. O que exerce cátedra (3); catedrático. A flexão para o feminino (professora) o dicionário considera: 1.Mulher que ensina ou exerce o professorado; mestra. 2.     Bras. NE Pop. Prostituta com que adolescentes se iniciam na vida sexual.

Foi-se o tempo em que crianças e jovens sonhavam em serem educadores. No Dia dos Professores, comemorado nestes 15 de outubro em todo o país, a classe se mostra como o reflexo de um descaso proporcionado pelas forças governamentais. Para muitos dos profissionais da educação, o processo de ensino e aprendizagem é comprometido pela falta de investimentos nos professores e nas escolas.

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR

Feliz Dia do Professor!

Não sei o que combina mais contigo,
Uma poesia, um livro, uma pintura,
Sinceramente fico pensando
No que deve dar alegria
A alguém que é objeto da alegria de tantos.
Na verdade, o professor de verdade,
É aquele que prefere dividir o que possui,
Do que ter somente para si.
 O verdadeiro mestre, sente-se feliz
Quando percebe que o caminho que
Ele abriu tem sido trilhado por muitos.
O mestre tem a sua realização no aprendizado
Do pupilo, da passagem da experiência.
É por isso que meras palavras
Não podem recompensar
A alguém que optou por esta carreira
Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos.
 Chamo-te somente mestre, abnegado coração
Que se sensibiliza com os olhos sedentos
Por uma vida menos escura, mas cheia de luz.
E essa luz, está em suas mãos,
Em seu coração, em seu olhar.
Que bom que existe um dia
Reservado só para você!
Obrigado por sua obstinação incontida,
Pois graças a ela, você nunca desiste.
Você é muito importante,
Espero que você seja sempre assim.
 Feliz Dia do Professor!

(autor desconhecido)

 
                            FOTO: WARDEL LUIZ





Pode preparar o abraço que hoje é um dia muito especial. É o Dia do Professor e você não pode esquecer de dar esse parabéns tão especial. Hoje é dia de comemorar e homenagear esse amigo e mestre tão importante.
Você sabe por que o Dia dos Professores é comemorado no dia 15 de outubro? É que foi em um dia 15 de outubro de 1827 que Dom Pedro I baixou o decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil. E apenas 120 anos depois desse decreto que começamos a comemorar o Dia do Professor aqui no nosso país.

2 comentários:

  1. Perfeito Vitória, sábias palavras.
    Professor é a mais nobre das profissões,meu carinho e respeito por todos vocês.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença amiga linda!!!
      É amodoro dar aula,ganho pouco mas me divirto muito!!!
      Beijos

      Excluir