CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
DO
JARDIM III- ANUAL
(6 anos)
Conteúdo Programático Bimestral do Jardim III
Aspecto
Cognitivo:
·
Escrita
*Reconhecimento do pré-nome,
*Iniciação a alfabetização.
·
Revisão das vogais;
·
Revisão das consoantes;
·
Introdução ao alfabeto e a cada letra do alfabeto-: apresentação,
fixação do mesmo com palavras e pequenas frases.
·
Tamanho (grande, pequeno);
·
Posição ( embaixo, em cima, dentro, fora, na frente de, atrás de, ao
lado de);
·
Formas (círculo, quadrado, retângulo, losango);
·
Característica (altura);
·
Percepção auditiva
* Sons: vocais/ não vocais,
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
·
Quantidade, correspondência e classificação;
·
Construção do número e conjunto;
·
Conhecimento físico sobre a água, o ar e o sol;
·
Dúzia e meia dúzia
·
Cores primárias e secundárias;
·
Percepção tátil, gustativa, olfativa e do tempo;
·
Construção do número;
·
Sequência numérica;
·
Sinais;
·
Ordem crescente e decrescente;
·
Idéia auditiva: adições e problemas;
·
Números pares e ímpares;
·
Conhecimento físico sobre o corpo humano;
·
Conhecimento sobre higiene, saúde e alimentação;
·
Seres vivos e não vivos;
·
Números ordinais;
·
Idéia subtrativa e auditiva;
·
Divisão exata;
·
Construção do número;
·
Conhecimento físico sobre Animais;
·
Meios de transporte e Comunicação;
·
A terra;
·
A natureza;
·
Enriquecimento do vocabulário;
·
Entrevistas;
·
Poesia, leitura incidental;
·
Recreação;
·
Pensamento lógico;
·
Escrita;
*As horas,
*Geometria,
*Meses doa ano,
*Medidas.
Aspecto Social
·
Interação com os pares;
·
Interação com os adultos;
·
Construção das regras e valores;
·
Autonomia.
Conhecimento Social
·
Família;
·
Eu;
·
Casa;
·
Bairro;
·
Comunidade
·
Escola;
·
Profissões;
·
Escrita.
·
Enriquecimento do vocabulário;
·
Entrevistas;
·
Poesia;
·
Leitura incidental;
·
Recreação;
·
Pensamento lógico;
·
Escrita
Aspecto Perceptivo-motor
·
Coordenação motora grossa;
·
Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
·
Coordenação voluntária dos grandes músculos;
*Discriminação viso-motora,
*Coordenação motora-fina,
*Esquema corporal,
*Recorte, colagem e pintura,
*Ligadura de pontos,
*Movimentos no ar,
*Percepção espaço-motora.
Aspecto Afetivo
·
Expressão musical, plástica e corporal;
·
Curiosidade e motivação.
Aspecto Perceptivo-motor
·
Coordenação voluntária dos grandes músculos;
·
Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
Aspecto Afetivo
·
Expressão musical, plástica, corporal;
·
Curiosidades e motivação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário