O DIRETOR ESCOLAR
Perfil do diretor escolar
Antes de
qualquer coisa, a pessoa que pretende assumir a direção de uma escola, deve
apresentar algumas características que podem influenciar diretamente na forma
em que ele vai conduzir a gestão da escola. Não quer dizer que ele precise ter
todas elas, mas que se essa pessoa se auto-avaliar e se souber ouvir as pessoas
que o cercam, ela poderá ver quais são suas deficiências e saber em quais
aspectos precisa melhorar. Vamos ver então algumas características que formam o
perfil do diretor escolar.
O diretor
escolar precisa:
·
Ter pré-disposição para trabalho coletivo . Esta é uma das exigências
básicas: saber trabalhar em equipe, afinal o que queremos é que na escola seja
feita uma gestão participativa e democrática, portanto o diretor deve saber
trabalhar em equipe.
·
Ser articulador e mediador dos segmentos internos e
externos : o diretor deve ser uma pessoa que abra o diálogo com os diferentes
grupos existentes tanto dentro da escola como fora dela, buscando a maior
interação possível com esses grupos em favor do desenvolvimento de sua escola.
·
Ter iniciativa e firmeza de propósito para
realização de ações : o diretor precisa ser uma pessoa sempre disposta a estimular e
incentivar as ações positivas de seu estabelecimento, sempre que possível
encabeçando essas iniciativas ou à frente delas, junto das pessoas que as
iniciaram.
·
Ser conhecedor dos assuntos técnicos, pedagógicos,
administrativos, financeiros e legislativos: o diretor deve estar atualizado com relação a
todos esses temas e como eles afetam a gestão da escola.
·
Ter espírito ético e solidário: o diretor precisa conduzir suas atribuições sempre
respeitando os princípios éticos, com imparcialidade e isenção, mas sem ser
ausente e distante dos acontecimentos. Também deve promover que todos na escola também
respeitem estes princípios.
·
Ser conhecedor da realidade da escola: o diretor precisa conhecer não
apenas a escola internamente, mas a comunidade envolta da escola. Ele deve
entender o contexto da sociedade em que a escola está inserida, conhecer o meio
onde os alunos vivem, entender suas famílias e descobrir os problemas que
cercam a escola e também os pontos positivam existente envolta dela. O diretor
precisa saber que tudo o que acontece fora da escola acaba exercendo influência
dentro dela.
·
Ter credibilidade na comunidade: o diretor precisa ser uma pessoa
que transmita credibilidade, quer na sua conduta profissional, como pessoal e
até mesmo na familiar. As pessoas, na maioria das vezes, avaliam o
comportamento do diretor da escola com o comportamento que ele apresenta na
vida social. Portanto, é de se esperar que a pessoa que venha a ser diretor de
uma escola, seja uma pessoa de credibilidade junto a comunidade que ele
representa.
·
Ser um defensor da educação: o diretor precisa acreditar no
modelo de ensino, nas práticas educacionais e no sistema de educação como um
todo. Deve também ter compromisso na elaboração e execução das políticas
públicas e, além de acreditar, deve repassar para os outros, esse seu
entusiasmo.
·
Ter liderança democrática e capacidade de mediação. Sabemos que estamos sendo
repetitivos, mas o diretor para poder dirigir a escola precisa saber ouvir a
todos, dividir responsabilidades e ser capaz de mediar conflitos e oposições.
Somente assim é que ele irá construir uma gestão democrática e participativa.
·
Ser capaz de auto-avaliar-se e promover a avaliação
do grupo. O
diretor precisa saber que nem sempre está certo e que nem sempre tem razão, nem
ele e muitas vezes nem o grupo. Por isso, ele deve ser capaz de reconhecer isso
e tomar as medidas necessárias para corrigir suas deficiências e as deficiências
do grupo. Entenda isso, como um sinal de humildade. Ao fazer uma avaliação de
si mesmo e do grupo o diretor está tendo a grande oportunidade de medir seus
erros e acertos e corrigi-los a tempo antes que seja tarde demais e comprometer
todo o seu trabalho e o trabalho de sua equipe.
·
Ter a capacidade de resolver problemas: o diretor deve ser capaz de ver,
ouvir, sentir o problema no momento e no local onde está acontecendo, sem fugir
dele e sem tentar adiar a sua solução. Os problemas sempre irão existir e o
diretor deve dar encaminhamento a eles, procurando resolve-los de forma
definitiva e não tomando medidas paliativas que somente acobertem o problema
naquele momento, permitindo que mais tarde eles se repitam. Sempre busque a
ajuda e a participação de outras pessoas para ouvir suas opiniões sobre a
questão e dividir as responsabilidades pelas decisões tomadas.
·
Ser transparente e coerente nas ações. O diretor deve sempre tornar de conhecimento de
todas as suas ações e decisões e fazendo isso de forma antecipada não esperando
que venham primeiras as cobranças para só depois dar esclarecimentos, pois isso
pode gerar dúvidas sobre a sua gestão, causando um clima de desconfiança entre
as pessoas. Portanto, a palavra chave é comunicação. O diretor deve prestar contas
de seus atos e, para isso, poderá utilizar os diversos meios de comunicações
existentes e disponíveis na escola para dar clareza e retidão aos seus atos.
Não deve agir por impulso e demonstrar coerência entre aquilo que ele diz e
aquilo que ele faz.
Esses são
apenas alguns dos atributos que se espera de uma pessoa que queira assumir a
função de diretor escolar. Sugerimos então que o candidato a diretor faça uma
sincera avaliação de si mesmo e identifique os pontos que precisa desenvolver e
melhorar.
O papel do diretor escolar
Existem
outros aspectos do trabalho que o diretor deve fazer na escola e que chamamos
de papéis ou atribuições. O diretor escolar como também o vice-diretor ou
diretor adjunto, naquelas escolas onde existe esse cargo, exerce alguns
importantes e diferentes papéis na sua gestão. Vamos ver:
Primeiro papel: O
diretor é o representante legal da secretaria estadual/municipal de educação.
- O diretor não pode e não
deve esquecer que é um funcionário público de carreira e que tem vínculo
com esse órgão superior de ensino, tendo, portanto que prestar contas de
suas ações e atender a Secretaria estadual/municipal sempre que
solicitado. Cabe ao diretor, conduzir sua escola de acordo com as
determinações e orientações da Secretaria de Estado ou Município (se for o
caso), ficando sob sua responsabilidade a coordenação das atividades dos
demais servidores públicos e profissionais da educação lotados na sua
escola, averiguando o desempenho regular de suas atribuições garantindo
assim que a escola execute sua proposta pedagógica com qualidade. O
diretor deve conhecer as atribuições definidas na legislação para cada um
dos cargos que ocupam os servidores sob sua responsabilidade, como também
conhecer a legislação estadual e federal.
Segundo papel: O
diretor representa os alunos, a sua equipe e a comunidade
- O diretor é o responsável
por criar um ambiente de trabalho onde haja respeito e confiança entre os
membros da equipe escolar, assegurando condições para o alcance dos
objetivos. Por isso, ele deve definir e distribuir tarefas dando total
apoio às pessoas que trabalham com ele e lembrando-se sempre de que um bom
relacionamento é a base para uma boa gestão.
Terceiro papel: A
escola tem a “cara do diretor”
- Quando entramos em uma
escola, sabemos no mesmo instante se o diretor é um bom gestor, pois a
marca de sua administração fica evidente em todos os espaços da escola.
Escolas bem administradas apresentam um ambiente de trabalho tranqüilo e
que nitidamente propiciam boas condições de aprendizagem.
ATRIBUIÇÕES
DO DIRETOR ESCOLAR
Podemos
afirmar que as atribuições do diretor de escola são aquelas definidas nos
instrumentos legais que regulamentam o exercício de sua função, como por
exemplo, as leis federais, estaduais ou municipais de educação como também o
próprio regimento interno da escola. Vamos relacionar algumas delas.
São
Atribuições do diretor de escola:
- Elaborar e apresentar plano
de trabalho no início de cada ano letivo.
- Coordenar a elaboração e a
implantação do projeto político pedagógico, ou proposta pedagógica e do
regimento escolar, junto com o vice-diretor e com o coordenador
pedagógico.
- Coordenar as atividades
pedagógicas, administrativas e financeiras de acordo com as orientações do
conselho escolar e da Secretaria Estadual de Educação.
- Executar as determinações
dos órgãos aos qual a unidade escolar está subordinada.
- Cumprir e fazer cumprir a
legislação vigente e os convênios propostos no projeto pedagógico da
unidade escolar.
- Representar a unidade
escolar, responsabilizando-se juntamente com o conselho escolar pelo seu
funcionamento.
- Elaborar o plano de
aplicação dos recursos financeiros para avaliação e aprovação.
- Manter atualizado o
inventário dos bens públicos, zelando por sua conservação.
- Apresentar à comunidade,
dentro dos prazos estabelecidos, os resultados da avaliação de desempenho
e a movimentação financeira da unidade escolar.
- Propor ações que visem à
melhoria da qualidade dos serviços prestados.
- Submeter à apreciação do
Conselho escolar as transgressões disciplinares dos alunos, ouvida a
coordenação pedagógica e o conselho escolar.
- Cumprir e fazer cumprir o
estatuto do magistério.
- Coordenar o processo
pedagógico, articulando as ações entre os turnos de funcionamento da
unidade escolar.
- Participar de programas de
formação propostos para os coordenadores pedagógicos.
Como
podemos ver, são muitas as atribuições do diretor da escola, ele deve estar
atento ao cumprimento de todas elas. Pode parecer ser difícil, mas na verdade
todas essas ações visam simplificar e ajudar o diretor a planejar, organizar,
executar e controlar melhor a sua gestão.
Fonte: rosangelaeducaparaofuturo.blogs