domingo, 10 de junho de 2012
Tipos de papagaio
Outras designações
No Brasil cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul e Santa Catarina), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas).
E em Portugal, papagaio de papel, no arquipélago da Madeira como joeira.
Pipa x arraia; Muito populares nos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, são chamadas de pipas propriamente ditas aquelas em formato de pentágono, com cabresto triangular e rabiola. Já as arraias não possuem rabiola, e são mais comuns em Niterói.
Tipos de pipas
• Suru - pipa que não tem rabiola e também em sua fabricação só utiliza duas taletas (varetas) em forma de cruz e é totalmente encapada.
• Raia - não utiliza rabiola e tem formato de losango.
• Peixinho - semelhante a raia, mas em sua maioria leva rabiola.
• Morcego - pipa sem rabiola, em formato retangular e não é totalmente encapada.
• Pião - pipa grande que precisa de muita rabiola para subir é considerado pião, quando a vareta central da pipa geralmente ultrapassa a medida de 60 cm.
• Telequinho (ou Jerequinho no RJ) - pipa pequena que precisa de pouca rabiola para subir.
• Telecão (ou Jereco no RJ) - pipa um pouco maior que o telequinho.
• Maranhão - pipa com rabiola e muita mobilidade.
• Carrapeta - feita com três varetas em tamanhos diferentes, uma central (de maior tamanho) e duas transversais, formando uma espécie de cruz, com espaço entre si, sendo que a inferior é em tamanho mais curto.
• Baratinha ou Charutinha - espécie de pipa com rabiola, possui formato retangular, tem muita agilidade. Surgiu no RJ, na evolução dos modelos de pipas de SP.
• Pipas de Biquinho - modelo muito conhecido dos cariocas, com rabiolas imensas, tem capacidade de chegar muito longe.
• Pipa "Batata" - semelhante a carrapeta, sendo que as varetas transversais não do mesmo tamanho.
• Pipa Modelo - conhecidas pelos seus formatos variados, destacadas não só pelo seu tamanho, que pode ser muito grande, mais também pela beleza. Muito vistas em "Festivais".
Texto tirado da net
Desconheço o autor
HISTÓRIA DA PIPA
O papagaio de papel não é de origem brasileira nem européia. É uma tradição milenar, atribuída aos chineses. Conta-se que Han-sin (século III, AC), hábil general, empregou-os para que soubesse exatamente onde se encontravam as suas tropas, e mesmo para enviar mensagens. Já naquele tempo os papagaios de papel, passando ao popular, mantinham também espírito desportivo e os garotos da China sabiam manejá-los de modo a "por meio de hábeis movimentos do cordel, fazer passar o papagaio por cima de um outro". A enciclopédia chinesa Khe-tch i-king-youan, que informa a respeito da velhice do papagaio de papel, não diz se já usavam cerol e elementos outros de destruição dos papagaios adversários, mas observa que os chineses, fiéis a uma tradição antiga, gostavam de fazer subir ao ar dragões e serpentes, gênios e animais fantásticos, com que se deliciavam. Um outro ponto importante é que o divertimento não era exclusivo dos rapazes. Velhos de barbas brancas, nobres, filósofos, generais, o povo enfim, mandava para o ar seus papagaios de papel, fazendo com que o céu se povoasse de toda sorte de figuras imaginárias, inclusive à noite, possuídos de lanternas. Houve um tempo em Manaus que se fazia também assim, colocando-se pequenas lanternas na cauda dos papagaios, à noite, para intrigar as pessoas.
O divertimento hoje em dia está mais modificado, já não se usa regularmente cauda de pano, mas de papel (jornal), omitiram as roncadeiras, as arraias e morcegos desapareceram quase. Mas o papagaio continua subindo, apesar da perseguição da polícia,
etc. Como se essa gente não tivesse também empinado o seu papagaio chambeta ou alinhado,
E foi com o papagaio de papel que Benjamin Franklin descobriu o pára-raios.
ORIGEM DA PIPA
Cerca de 1000 anos antes de Cristo, a pipa era utilizada como forma de sinalização, masao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma dediversão. Esta voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permiteao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.Também conhecida como papagaio, é geralmente uma brincadeira para meninos, e são feitas de papel de seda colorido e varetas de madeira.Em dia de vento as pipas são soltas pelos meninos, através do fio que as prende a um carretel o menino pode manusea-lanos céus. Entretanto é bom lembrar que as pipas não devem ser soltas perto da rede elétrica já que a mesma pode encostar num fio do poste e causar um choque violento. O bom é soltar a pipa na praia, ou no campo.
Texto tirado da net
Assinar:
Postagens (Atom)
Mudei e moro aqui e acola
PREGUIÇA ESTAVA ESCREVENDO E SUMI TUDOOOOOOOOOOO QUE MEDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO AH Eu estou ótima, vivendo aqui longe, me amando ,me adoran...
-
O uso das ervas na Umbanda A Umbanda é a religião da natureza. As ervas são organismos vivos. Há uma vida espiritua...
-
Materiais - Cartolina, color set ou papel de origami - Lápis - Tesoura - Cola Passo a passo Primeiro faça um quadrado com o papel ...