RESENHA
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que
um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um
determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais,
exposições, shows etc.
O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado
da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais
familiarizados com todo esse conteúdo.
Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto,
mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O
resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá
escrito a resenha ideal.
No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é
perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa
mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas
boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca
usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Tipos de Resenha
Até agora eu falei sobre as resenhas de uma
forma geral e livre e esses dados são suficientes para você já esboçar alguns
parágrafos.
Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que
vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta
moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos.
Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e
resenha temática.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção
completa:
1.
Identifique a
obra: coloque os dados bibliográficos
essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2.
Apresente a
obra: situe o leitor descrevendo em
poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3.
Descreva a
estrutura: fale sobre a divisão em
capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número
de páginas do texto completo;
4.
Descreva o
conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5
parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5.
Analise de
forma crítica: Nessa parte, e apenas
nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de
outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações
que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3
parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso
crítico.
6.
Recomende a
obra: Você já leu, já resumiu e já
deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil
(se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se
na idade, na escolaridade, na renda etc.
7.
Identifique o
autor: Cuidado! Aqui você fala quem é
o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você).
Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
8.
Assine e
identifique-se: Agora sim. No último
parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras
da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são
exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já
diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.
Finalmente, na resenha temática, você fala de
vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco
mais simples:
1.
Apresente o
tema: Diga ao leitor qual é o assunto
principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse
assunto;
2.
Resuma os
textos: Utilize um parágrafo para
cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre
aquele assunto;
3.
Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é
sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
4.
Mostre as
fontes: Coloque as referências
Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
5.
Assine e
identifique-se: Coloque seu nome e
uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de
Caxias do Sul (UCS)”.
Conclusão
Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado,
pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas
prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.
As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os
apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que
precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente
pequeno.
Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a
produzir suas próprias resenhas!
FONTE: RECEBIDO POR E-MAIL ,GRUPO PROFESSORES SOLIDÁRIOS