terça-feira, 5 de junho de 2012
PROJETO CORRESPONDÊNCIA
Professoras responsáveis:
Vitória Petrillo Elias Marugeiro,
Sandra Nonato Jubeleo,
Grupo Professores Solidários
Turma envolvida: 5º ano - 501
Tempo do projeto : fevereiro a dezembro/2012
Contagem
2012
1. JUSTIFICATIVA
Muitos alunos chegam às unidades escolares sem saber não só como se escreve, mas também por quê e para quê se escreve, embora vivamos todos em uma sociedade letrada .Os alunos não tem em igualdade as mesmas oportunidades de usar e interagir com e por meio da escrita no nosso cotidiano e , consequentemente, variando muito o que cada um pode aprender sobre a escrita fora da escola.
Através deste projeto a escola terá importante papel ao possibilitar ao aluno identificar e reconhecer a aquisição de conhecimentos relativos à diversidade cultural de outros alunos por intermédio dos diversos suportes da escrita e dos instrumentos utilizados para registro escrito. Este projeto também possibilitará um intercâmbio sociocultural entre alunos e educadores das escolas ampliando a comunicação, bem como contribuindo com a troca de experiência no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos envolvidos.
2. PÚBLICO ALVO
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Nova Contagem I (Contagem, MG) e alunos e Professores do Grupo Professores Solidários.
3. TEMPO: Fevereiro a Dezembro 2012
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivos gerais:
Desenvolver o lado social dos alunos utilizando a correspondência como meio de expressar suas experiências valorizando assim seus conhecimentos, e que os mesmos despertem para o ato de ler e escrever de forma significativa.
Trabalhar com os alunos o valor da amizade, a troca de amizade, conhecimentos, divisão de espaço, conhecimento do desconhecido.
Vivenciar a função social da escrita conhecendo vários tipos e formas de comunicação (foto, carta, cartões, painéis, convites etc.).
4.2 Objetivos específicos:
- Valorizar um dos recursos de comunicação;
- Identificar a utilização deste meio de comunicação nos dias de hoje;
- Desenvolver a escrita e a ortografia;
- Provocar a socialização entre as turmas;
- Propiciar a aproximação de alunos e professores das escolas por intermédio da leitura e da produção dos gêneros literários ,utilizando como portadores ,as cartas
5. PROCEDIMENTOS
- Teoria sobre o assunto Carta: o que é, para que serve;
- Interpretação de textos do gênero carta;
- Produção de cartas,
- Preenchimento de envelopes;
- Palestra com funcionários dos Correios
- Atividades variadas que levem a compreensão do assunto
6. RECURSOS
Televisão
Vídeo
Aparelho de Som
Filmes
Cartaz
Dicionário
Textos
Imagem
7. DESENVOLVIMENTO
1 - Leitura do Livro “Felpo Filva” de Eva Furnari ().
2 - Trabalhar o gênero textual carta
3 - Carta coletiva dos alunos da Escola Estadual Nova Contagem I com alunos e professores do Grupo Professores Solidários.
4 - Dados de preenchimento de envelope.
5 - Escrita de carta coletiva com aspectos relevantes da turma, avaliação do projeto até o momento, o que já aprenderam com os novos amigos.
6 - Escrita de carta coletiva apresentação da turma, como é a turma, contar da cidade onde mora, do estado, bairro.
7 - Troca de experiência de que modo as crianças tem utilizado a escrita em suas vidas. Como recebem e passam informações que precisam, como costumam ser a maior parte da comunicação com as pessoas que conhecem.
8 - Escrita individual.
9 - Troca de sugestões sobre filmes assistidos, passeios leitura de livros, projetos trabalhados em sala ,etc.
10 - Todas as cartas são endereçadas para o meu endereço.
11 - Filmes, Cartas para Deus, Carta para Julieta, Narradores de Javé.
8. PRODUTO FINAL
* Confecção de um “ Livro das Correspondências”
* Exposição sobre os Estados e Capitais participantes
9. REFERÊNCIAS
FURNARI, Eva. Felipe Filva. Editora Moderna, Infanto Juvenis. 2006. 56 p.
Assinar:
Postagens (Atom)
Mudei e moro aqui e acola
PREGUIÇA ESTAVA ESCREVENDO E SUMI TUDOOOOOOOOOOO QUE MEDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO AH Eu estou ótima, vivendo aqui longe, me amando ,me adoran...
-
O uso das ervas na Umbanda A Umbanda é a religião da natureza. As ervas são organismos vivos. Há uma vida espiritua...
-
Materiais - Cartolina, color set ou papel de origami - Lápis - Tesoura - Cola Passo a passo Primeiro faça um quadrado com o papel ...