Objetivos:
Propiciar ao aluno:
Ø Livre
expressão de idéias;
Ø Observação da
seqüência e fatos;
Ø Condições de
distinguir letras dentro de um contexto;
Ø Sistematização
da escrita;
Ø Integração de
textos variados;
Ø Produção e interpretação
de pequenos textos;
Ø Desenvolvimento
d criatividade e da acuidade visual;
Ø Condiçòes e
recursos que permitam a construção do seu pensamento;
Ø Condições para
fazer a correspondência som-escrita;
Ø Condições de
expressar-se oralmente com desenvoltura e clareza;
Ø Construção da
base alfabética e ortográfica.
Conteúdo Programático
Ø Período
preparatório
Ø Alfabeto/ordem
alfabética
Ø Reconhecimento
de letras
Ø Relação
letras/novas sílabas
Ø Correspondência
som/escrita
Ø Palavra –
chave/sílabas/letras
Ø Sílaba - chave
Ø Família
silábica
Ø Formação de
palavras novas
Ø Elaboração e
interpretação coletivas de pequenos textos
Ø Construção da
leitura e da escrita
Ø Ditado/base
alfabética e ortográfica
Conteúdo/Atividades
Período Preparatório
Ø Observação de um objeto real,
dizendo através de gestos o que foi visto
Ø Ofereceimento à criança de
objetos dentro de saquinhos para serem identificados através de gestos
Ø Apresentação de cartazes com a
palavra que representa o que foi identificado
Ø Apresentação e leitura de
alguns símbolos como: sinais de trânsito, logotipos e etc.
Ø Invenção de símbolos, para
representar coisas como: nome de um objeto da sala de aula, nome de um objeto
que pertença a material escolar, etc.
Ø Organização de palavras com
ajuda da professora utilizando códigos tais como enviar uma mensagem a um
colega
Ø Exploração de vários objetos
levantando todo tipo de dados e fazendo a reconstituição deles oralmente ou
através de desenhos
Ø Apresentação pela professora de
vários objetos para que a criança identifique:
- letra inicial do nome do
objeto;
- quantidade de letras do nome
do objeto;
- características físicas do
objeto;
- quantidade de vezes que abre
a boca para falar o nome do objeto escolhido.
Ø Recorte de revistas e jornais
de outras palavras e figuras que comecem com a mesma letra do objeto escolhido
Ø Estimulação dos alunos para que
realizem trabalho com o lápis, rabiscando, traçando, colorindo e ao mesmo
tempo, desenvolvendo conceitos, comparativos de tamanho, forma, espaço, posição
Ø Realização de atividades envolvendo
seu próprio nome:
-
colando barbantes por cima das letras do seu próprio nome;
-
recortando letras de jornais, revistas, montando seu próprio nome, etc.
Alfabeto/Ordem
alfabética
Reconhecimento de letras
Relação letras/Novas sílabas
Correspondência
som – escrita
Ø Dramatização das vogais
maiúsculas e minúsculas com o uso de máscaras, formando encontros vocálicos
Ø Reconhecimento pelos alunos
batendo palma, de uma série de palavras iniciadas com vogal
Ø Conto de histórias pela
professora apresentando o alfabeto
Ø Cânticos de músicas com o
alfabeto
Ø Formação do alfabeto com o nome
dos colegas da sala
Ø Observação através de fichas da
primeira letra do nome dos colegas
Ø Utilização dos cartazes da
classe, para os alunos descobrirem determinadas letras do alfabeto
Ø Apresentação de teatrinho com
as letras do alfabeto
Ø Fixação na parede da sala de
saquinhos plásticos, escrevendo sobre cada um, uma letra do alfabeto e em
seguida:
- solicitação aos alunos que
tragam objetos e figuras para serem colocados nos saquinhos;
- observação dos objetos,
identificando a primeira letra de cada um;
- separação de um objeto,
colocando dentro do saquinho que tiver a letra inicial do objeto
Ø Formação de grupos de cinco a
seis colegas, para montarem com os próprios corpos a letra indicada, em seguida
dizer uma palavra que comece com a letra formada pelo seu grupo. Logo após,
todos irão escrever a letra formada pelos demais grupos
Ø Leitura do alfabeto observando
o som, escrevendo em seguida as letras nos lugares indicados
Ø Confecção das letras do
alfabeto na forma maiúscula e minúscula, para exercícios de fixação
Ø Distribuição de palavras
escritas com letras de tipos diferentes, para que os alunos façam comparações
Ø Solicitação às crianças que
tragam jornais, revistas e outros materiais lingüísticos, para serem analisados
os diferentes tipos de letras
Ø Organização do alfabeto através
de atividades escritas e orais
Ø Observação do número de letras
que têm nas palavras solicitadas pela professora
Ø Observação de palavras que
comecem com as letras O, R, S, etc.
Ø Leitura coletiva do alfabeto
Ø Exploração auditiva observando
o som das letras
Ø Escrita em quadrinhos de letras
que vem antes, depois ou entre as letras apresentadas
Ø Realização de exercícios de
ligação de pontos seguindo a ordem alfabética
Palavra
– chave/sílabas/letras
Sílaba – chave
Família
Silábica
Ø Exploração auditiva, levantando
as mãos sempre que ouvirem a palavra-chave
Ø Exploração visual balançando a
cabeça, sempre que olharem a palavra-chave
Ø Identificação da palavra-chave
usando letras escritas de várias formas
Ø Observação das palavras
escritas no quadro, para as crianças repetirem, escreverem na carteira com o
dedo, fecharem os olhos e escreverem no ar e finalmente, escreverem no caderno
Ø Escrita no quadro de frases
para serem identificadas as palavras-chave
Ø Fixação da sílaba-chave através
de exercícios escritos e orais
Ø Solicitação aos alunos que
tragam garrafas de plásticos vazias, para que sejam coladas sílabas e em
seguida organizar o boliche
Ø Apresentação, identificação e escrita
de sílabas e palavras já estudadas
Ø Recorte e colagem de sílabas
formando palavras
Ø Invenção de palavras usando as
fichas com as sílabas
Ø Fixação das sílabas-chave
separando-as
Ø Apresentação de palavra falando
lentamente cada sílaba da família
Ø Fixação da família silábica
através de ditado mudo e oral
Ø Realização de jogos e
brincadeiras, com a família silábica estudada
Ø Formação da família silábica
usando fichas para que os alunos observem o total de letrinhas e os sons das
mesmas
Ø Realização de atividades escritas
e orais com a palavra-chave, sílaba-chave, família silábica, em outro contexto,
para que os alunos as reconheçam, identifiquem e entendam os novos significados
Ø Utilização de cartazes para
melhor visualização da palavra-chave, sílaba-chave e família silábica
Formação de palavras novas
Ø Leitura e formação pelos
alunos, de palavras novas através de fichas
Ø Apresentação de palavras às
crianças para lerem e escreverem
Ø O professor escreverá uma
palavra em uma ficha, e cada criança terá uma ficha igual a do professor, para
que seja analisada e sintetizada a formação dessa palavra
Ø Realização de joguinhos e
brincadeiras através de fichas para a formação de palavras novas e sílabas
novas
Ø Distribuição de pequenos
textos, solicitando aos alunos que localizem determinadas palavras e sílabas
Ø Utilização de fichas, para a
formação de palavras novas, unindo sílabas já estudadas
Ø Leitura e escrita de palavras
novas
Ø Formação de palavras novas com
a família silábica em estudo
Ø Observação de palavras novas
para que os alunos descubram semelhanças e deferenças entre as mesmas
Elaboração
e interpretação de textos
Construção da leitura e da escrita
Ø Apresentação em um mural de uma
seqüência de fatos para que os alunos inventem uma história
Ø Observação de telas para as crianças
interpretarem e aprofundarem as idéias presentes na tela
Ø Apresentação de gravuras, para
que os alunos discutam, descrevam e coloquem seqüência nos fatos estimulando a
observação, inferência e raciocínio
Ø Montagem coletiva de uma
pequena cartilha com os alunos, começando por desenhar a capa e escrevendo
pequenos textos livres
Ø Elaboração coletiva de um texto
a partir de questionamentos
Ø Sugestão de pesquisas em
textos, para discutir com os alunos a questão do entendimento e a interpretação
do texto, a formulação de diálogos e novos conceitos
Ø Montagem de uma história
coletiva escrevendo no quadro e solicitando aos alunos que a copiem
Ø Levantamento com os alunos de
logotipos de marca, placas de rua, foto, etc., para que percebam a importância
da leitura e da escrita
Ø Leituras e comentários de
livros, revistas e jornais trazidos pelos alunos, observando sua importância,
conteúdo e tipo
Ø Estimulação à leitura e
escrita, solicitando aos alunos que tragam embalagem, letreiros, montando um
mural na sala
Ø Observação de tiras de papel
com o nome da professora, alunos e objetos da sala para que sejam lidos e
escritos pelos alunos
Ø Leitura coletiva feita pelos
alunos, para serem interpretadas livremente
Ø Realização de hogos e
brincadeiras que estimulem a leitura e a escrita
Ø Leitura silenciosa do texto ou
palavras do texto para realização de uma discussão das idéias
Ø Organização do Cantinho da
Expressão, que poderá ter:
-
livros infantis,
jornais, revistas, rótulos, painéis com texto criados
pelos próprios alunos, jogos de leitura/escrita, papéis, cola, tesoura,
almofadas, para estimulação da leitura/escrita
Ø Solicitação aos alunos que lêem, declamem, cantem em coro fazendo
gestos, proporcionando o desenvolvimento da leitura, escrita e expressão oral
Ø Promoção de diálogo a partir de dramatização entre os alunos, para
desafiá-los a escrever
Ø Interpretação oral de cenas visando a preparação da leitura do texto e
a interpretação escrita
Ditado/base alfabética/ortográfico
Ditado mudo
O professor escreve a
palavra ou frase no quadro, os alunos lêem silenciosamente, o professor apaga e
os alunos escrevem em seus cadernos
O professor mostra figuras e
os alunos escrevem o nome da figura, ou formam uma frase sobre a mesma
Ditado simples oral
O professor fala a palavra
ou a frase e os alunos as escrevem em seus cadernos.
O professor dita as palavras
ou frases para as crianças adivinharem a “dificuldade do dia.”
O professor combina a
dificuldade em estudo e os alunos vão lendo, as palavras escritas por todos.
O professor distribui uma
folha mimeografada com palavras que tenham as famílias silábicas em estudo e as
crianças sublinharão as palavras ditas pelo professor, identificando a família
silábica em estudo.
Ditado relâmpago
O professor mostra a palavra
escrita numa ficha durante o tempo suficiente para os alunos lerem, depois
guarda enquanto os alunos escrevem.
Construção da noção de números e quantidade
Objetivos:
Propiciar ao aluno:
Ø Conhecimento sobre conjuntos;
Ø Noção de classificação, seriação e contrução de número;
Ø Condições e recursos que permitam leitura, escrita e representação de
números até 30;
Ø Identificar números quanto a correspondência;
Ø Relacionar e representar numerais associados a quantidade;
Ø Identificar a relação o todo e as partes;
Ø Desenvolver o raciocínio lógico;
Ø Noções de operações simples de adição e subtração;
Ø Noções sobre o sistema monetário brasileiro;
Ø Noções sobre formas e figuras geométricas.
Conteúdo Programático
Ø Conjuntos
- Linhas: aberta e fechada;
- Relação de pertinência;
- Correspondência um a um;
- Classificação e seqüência:
símbolos <> (maior – menor), ==
(igual – diferente).
Ø
Sistema de numeração
- Números e numerais até 30;
-
Antecessor/sucessor/seqüência;
- Elementos a mais/a menos;
- Ordem crescente e
decrescente;
- Numerais pares e ímpares;
- Leitura e escrita de
numerais.
Ø
Operações com números
naturais
- Adição;
- Subtração.
Ø
Noções do sistema monetário
brasileiro
- Real/símbolo;
- Cédulas/moedas.
Ø
Formas e figuras geométricas
- Triângulo/retângulo/quadrado/círculo
Conteúdo
Programático
Ø Conjuntos
- Linhas: aberta e fechada;
- Relação de pertinência;
- Correspondência um a um;
- Classificação: mais,
menos, mesmo número de elementos;
- Ordenação e seqüência:
símbolos <> (maior – menor); == (igual – diferente).
Ø Sugestão às crianças que formem conjuntos, com o próprio material
escolar
Ø Através do uso de barbantes, fios de lã, lápis de cera, delimitar os
conjuntos, permitindo que verbalizem o nome dos conjuntos formados
Ø Realização de trabalhos de enfiar contas em fios de barbante ou de
linha, para formarem conjuntos de contas grandes, pequenas, azuis, amarelas,
etc.
Ø Disposição das crianças sentadas em rodinhas, com objetos espalhados no
centro. Cada criança receberá um objeto que será seu atributo. A um sinal dado
pelo professor, cada uma deve agrupar-se com o colega que estiver segurando o
objeto igual, formando um conjunto
Ø Realização de desenhos ao lado do elemento que forma cada conjunto
Ø Cânticos de músicas identificando linhas abertas e fechadas
Ø Brincadeira no pátio com as crianças, levando-as a formar de mãos
dadas, linhas abertas e fechadas
Ø Preparação de vários conjuntos no chão da sala de aula, colocando em
cada um deles um objeto que não faça parte do conjunto, para que as crianças percorram
os conjuntos formados, retirando os que não pertençam a eles
Ø Observação de um desenho, ligando cada figura ao conjunto a que ela
pertence
Ø Realização de desenhos de objetos que pertencem ou não pertencem ao
conjunto solicitado
Ø Dramatização de histórias, na qual a criança exercite a correspondência
um a um entre conjuntos
Ø Distribuição de folha mimeografada, com conjunto de meninos e outro de
bonés, fazendo a ligação de cada menino a um boné
Ø Ligação de cada figura do conjunto da esquerda a uma figura do conjunto
da direita. Depois pintar o conjunto que tem mais elementos
Ø Observação da figura de vendedores de balões, circulando o vendedor que
estiver segurando mais balões
Ø Ligação de conjuntos com a mesma quantidade de elementos
Ø Apresentação de figuras de animais com filhotes, contornando, com lápis
de cor, o que tiver menor quantidade de filhotes
Ø Desenho de conjuntos, relacionando-os através dos símbolos <>, ==
Ø Sistema de numeração
- Números e numerais até 30;
-
Antecessor/sucessor/seqüência;
- Elementos a mais/a menos;
- Ordem crescente e
decrescente;
- Numerais pares e ímpares;
- Leitura e escrita de
numerais.
Ø Conversação com os alunos, explicando que número é a quatidade de
elementos de um conjunto e a representação de um número na forma de símbolos
matemáticos ou palavra, chama-se numeral
Ø Confecção de numerais com lixa, isopor, espuma, para serem apalpador,
com os olhos fechados, desenvolvendo os movimentos necessários para a sua
grafia
Ø Distribuição de fios para que reproduzam o traçado dos numerais
Ø Confecção de cartazes com numerais e afixá-los na parede da sala de
aula
Ø Utilização do ábaco para o treinamento de contagem
Ø Realização de atividades escritas, com numerais até 30
Ø Apresentações de cartões relâmpagos com desenhos de conjuntos para
contagem da quantidade dos seus elementos
Ø Cânticos e quadrinhas que envolvam contagem
Ø Motivação das crianças para cantarem filas de alunos, cadeiras,
mesinhas, lápis, cadernos, livros, etc.
Ø Realização de brincadeiras tais como, falar no ouvido da criança que
pule cinco vezes..., oito vezes..., para que as demais adivinhem o que foi
solicitado
Ø Confecção de vários sacos de papel com o numeral escrito do lado de
fora, solicitando que as crianças coloquem tampinhas, palitos, etc., em cada
saco na quantidade indicada
Ø Observação de retas numeradas para a complementação das seqüências
numéricas
Ø Complementação das linhas pontilhadas com numerais que venham antes,
entre ou depois do numeral apresentado
Ø Utilização de pedaços de cordas, formando vários conjuntos de objetos no
chão da sala, solicitando aos alunos que coloquem mais um elemento em cada
conjunto
Ø Através de gravuras indicar em cada conjunto os elementos que estão a
mais
Ø Apresentação de conjuntos para que seja completado de acordo com o
número de elementos solicitados na etiqueta
Ø Solicitação aos alunos que formem uma fila em ordem crescente ou
decrescente
Ø Através de máscaras numeradas, solicitar aos alunos que formem uma fila
do maior numeral para o menor numeral ou vice-versa
Ø Distribuição aos alunos de vários numerais para que sejam colocados em
ordem crescente ou decrescente
Ø Cânticos de músicas que envolvam numerais pares e ímpares
Ø Observação pelos alunos do que usam aos pares: meias, sapatos, etc.,
para que percebam que pares são grupos de dois
Ø Formação de conjuntos pares e ímpares em ordem crescente e decrescente
Ø Solicitação aos alunos para que pintem apenas os objetos que usamos aos
pares
Ø Recorte de figuras que usamos aos pares, colando-as dentro dos círculos
Ø Contagem e escrita do número de pares de objetos que há em cada
conjunto apresentado
Ø Apresentação de desenhos de conjuntos, para que sua quantidade seja
lida e escrita pelos alunos
Ø Distribuição de exercícios mimeografados com conjuntos para que leiam e
escrevam a quantidade de elementos de cada conjunto
Ø Escrita de numerais até 30, pintando os maiores que 15 de uma cor e os
menores de outra cor
Ø Ligação de pontos seguindo a numeração de 0 à 15, obedecendo a ordem
numérica
Ø Apresentação de fichas com numerais para sua leitura e escrita
Ø Operações com números naturais
- Adição;
- Subtração.
Ø Introdução da noção de adição como a ação de juntar uma quantidade a
outra realizando desenhos, recortes e colagens
Ø Observação do desenho de dois conjuntos de figuras formando um terceiro
conjunto com o agrupamento dos dois
Ø Distribuição de exercícios mimeografados, para que os alunos realizem a
atividade da adição
Ø Apresentação de um colar de bolinhas, para que os alunos identifiquem
com quantas bolinhas ficou depois de retiradas algumas
Ø Apresentação de figuras para identificar qual a operação (adição ou
subtração), que a mesma representa
Ø Realização de continhas de adição e subtração através de exercícios
escritos e orais
Ø Interpretação de histórias com situações problemas para que os alunos
identifiquem e resolvam as operações
Ø Apresentação de figuras para que observem quantos objetos foram
acrescentados ou retirados
Ø Realização de cálculos orais de adição ou subtração, indicando o
resultado
Ø Noções do sistema monetário brasileiro
- Real/símbolo;
- Cédulas/moedas;
- Situações que envolvam
compra e venda.
Ø Conversas informais sobre nossa moeda
Ø Realização de trabalhos em grupo, para a identificação do Real e seu
corrspondente símbolo
Ø Manuseio de cédulas e moedas
Ø Dramatizações realizadas pelos alunos que representem situações de
compra e venda
Ø Formas e figurs geométricas
-
Triângulo/retângulo/quadrado/círculo
Ø Conversas informais sobre: triângulo, retângulo, quadrado e círculo
Ø Realização de atividades em grupos com blocos lógicos para a
identificação de suas formas
Ø Distribuição de figuras geométricas e agrupamento das mesmas, pelos
alunos, de acordo com as formas
Ø Realização de cânticos sobre as figuras geométricas
Ø Apresentação de objetos, para serem identificados com as formas
geométricas estudadas
FONTE: JULIA ROCHA CAMARGO