E já estou pesquisando aqui ,algumas atividades para ser dada .
Brincando com o barbante
Grupo: alunos de pré-escola à 5º ano
Objetivos: a dinâmica é uma ótima oportunidade para você observar melhor o comportamento da turma.
Tempo: 1 aula
Local: A brincadeira pode acontecer na classe ou no pátio, dependendo do tamanho da turma.
Material: bastam um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta para começar a brincadeira.
Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante. Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante.
Balançando o cordão no ar ou formando
uma bolinha com ele, por exemplo, as crianças podem perceber sua textura,
flexibilidade e versatilidade. Depois, toda a turma, incluindo o professor,
cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante.
Prontas as obras, o grupo analisa
figura por figura. Comentários e interpretações são muito bem-vindos.
Após percorrer toda a exposição, cada
um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos
vizinhos.
Abaixados ao redor desse grande círculo
feito de cordão, as crianças devem criar uma única figura.
Proponha que refaçam juntos, alguns dos
desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o
que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.
Enquanto as crianças escolhem juntas
qual o desenho irão fazer e colocam a ideia em prática, o professor aproveitará
para observá-las. Nessa fase da brincadeira surgem muitas ideias e cada aluno
quer falar mais alto que o colega.
Alguns buscam argumentos para as suas
sugestões, outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a
roda e, às vezes, cumprem a palavra.
O professor deve ficar atento ao
comportamento da turma durante esses momentos de tensão. Eles serão produtivos
se você abandonar sua posição de coordenador e deixar o grupo resolver seus
impasses, ainda que a solução encontrada não seja, na sua opinião, a melhor.
Conclusão: Por meio desse jogo, os alunos tomam consciência de seu potencial
criativo e se familiarizam com as atividades em equipe.
É muito interessante repetir a
brincadeira com a mesma classe semanas depois. É hora de comparar os processos
de criação com o barbante, avaliando a evolução do grupo diante de um trabalho
coletivo.