Escola Estadual Nova Contagem I
PROJETO LITERATURA
Professora: Geralda Nascimento
Alunos do 2º ano do Ensino Médio
Bibliotecária: Vitória Marugeiro
Supervisão:
Eliana e Verônica
Vice-diretor: Milton
PROJETO LITERATURA
APRESENTAÇÃO
Ao longo dos anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Visto que o ato de ler não visa só à formação acadêmica do educando, mas a sua formação como cidadã, trabalhar com formação do leitor passa inevitavelmente pela leitura de livros, de imagens e do seu cotidiano com seu acervo cultural, que lhe dará visão de mundo.
Desde pequeno, o aluno escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as anedotas ou até as histórias inventadas pelos seus pais carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.
É ouvindo que podemos sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, pavor, tranquilidade, liberdade, entre muitas outras sensações. Daí a importância de se selecionar livros de literatura infantil que desenvolvam nos alunos o senso crítico, construindo-se um ser independente, com uma visão de mundo voltada à situação real. A literatura é responsável pela “formação de uma nova mentalidade”.
Ao longo dos anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Visto que o ato de ler não visa só à formação acadêmica do educando, mas a sua formação como cidadã, trabalhar com formação do leitor passa inevitavelmente pela leitura de livros, de imagens e do seu cotidiano com seu acervo cultural, que lhe dará visão de mundo.
Desde pequeno, o aluno escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as anedotas ou até as histórias inventadas pelos seus pais carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.
É ouvindo que podemos sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, pavor, tranquilidade, liberdade, entre muitas outras sensações. Daí a importância de se selecionar livros de literatura infantil que desenvolvam nos alunos o senso crítico, construindo-se um ser independente, com uma visão de mundo voltada à situação real. A literatura é responsável pela “formação de uma nova mentalidade”.
Toda pessoa
que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o
mundo; a leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos, traz
benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior for o entendimento
e conhecimento, mais poderá o professor avançar e aguçar a curiosidade dos
alunos, para que busquem as suas respostas nos livros, utilizando-os como
instrumentos de pesquisa.
JUSTIFICATIVA
O projeto tem como finalidade trabalhar
juntamente com a bibliotecária e a professora de português, do 2º ano do ensino
médio o interesse pela leitura.
Partindo do princípio de que o ensino de
literatura há mais de um século vem sendo feito de modo “engessado”, isto é, por
meio de práticas de ensino cristalizadas, que privilegiam o aspecto cronológico
da história literária em detrimento da leitura direta de textos literários, prioriza
o desenvolvimento das capacidades leitoras do aluno, ao mesmo tempo em que
amplia seus horizontes quanto á literatura e á cultura universais.
Tomando como fundamentação teórica as
ideias de Antonio Candido quanto ás relações entre literatura e sociedade, as
de Mikhail Bakhtin quanto ao dialogismo e as de Hans Robert Jaiss quanto ás
relações entre diacronia e sincronia, esta proposta de ensino da literatura opta por uma
abordagem que,sem eliminar a historia da literatura fio condutor do trabalho ,porém não camisa de força cria diferentes
cruzamentos aproximado,por exemplo
,autores brasileiros de diferente épocas ,mas ligados pela mesma tradição ,ou aproximando
linguagens diferentes ,como a literatura
e cinema ,ou a literatura e a música popular brasileira
Com esses movimentos de leitura, busca-se
abordar a literatura de uma perspectiva a um só tempo diacrônico e sincrônica, que
se volta não apenas para as relações da literatura com o seu tempo,mas também
dentro dela mesma,dando saltos,provocando rupturas,,morrendo e renascendo ,se
transformando .Aí estaria o verdadeiro
sentido de historicidade do texto
literário ,um sentindo de vida,de permanência,que difere do engessamento
da historiografia meramente
descritiva e classificatória.
Trabalhando com os contos de fadas, os
alunos constroem e
reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura.
reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura.
OBJETIVO GERAL
· Levar os alunos a reconhecerem e
praticarem a escrita de gêneros textuais ,de forma lúdica ,descobrindo e
redescobrindo características textuais ,assim como reconhecer que convivem com maior ou menor frequência com uma grande
diversidade de textos na vida cotidiana.
· Fornecer condições para que os alunos
se reconheçam como leitores e também como autores de textos que circulam ao
seu.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Formar leitores competentes de textos
literários.
· Compreender literatura engajada ao
meio social políticos e individual.
· Ler escrever por prazer.
· Compreender e diferenciar ficção da
realidade.
· Ter habilidade para interpretar textos.
· Identificar tipo de gênero textual
lido
· Valorizar e apreciar textos lidos e escritos.
· Saber diferenciar e usar a escrita
formal da informal.
METODOLOGIA
A concepção geral deste trabalho
parte do principio de que o ensino de português, no ensino médio, deve estar
voltado para a formação do cidadão autônomo ,capaz de interagir com a realidade
do momento em que vivemos.
Numa realidade dinâmica como a
nossa, que se transforma na mesma velocidade com que se disseminam informações
nos meios eletrônicos, é essencial o papel que nossa disciplina desempenha na
educação formal do individuo,já que a linguagem
permeia todas as atividades humanas ,em todas as esferas sociais .Alem
disso,na esfera escolar,a linguagem seja oral ,escrita ,é uma ferramenta indispensável para a construção de conhecimentos nas mais diferentes áreas e
disciplinas.
· Serão lido os livros de literatura infantil tais
como:
· João e Maria
· Branca de Neve e os sete anões
· O pequeno príncipe
· Chapeuzinho vermelho
· Os três porquinhos
· A bela e a fera
· O pequeno polegar
DESENVOLVIMENTO
As propostas de projetos dizem respeito à situação concreta de produção e
de recepção de textos. Seu desenvolvimento pode acontecer no período de quatro
semanas a um ano letivo e envolver várias disciplinas e os resultados pode ser:
a confecção de antologias, a apresentação de um jornal falado, a confecção de antologias,
a apresentação de um jornal falado, a confecção de um jornal mural ou impresso,
uma exposição, uma feira de livros, cartazes sobre um tema pesquisado, uma
cartilha sobre um tema relacionado á saúde ,material,material de divulgação de
uma festa escolar,um livreto sobre o trabalho comunitário ,um diário de viagem
em cidades históricas ,uma revista sobre comportamento jovem ou sobre
profissões,uma cartilha sobre prevenção de doenças,sobre reciclagem de lixo
,etc.
O importante nessa prática
são as exigências de valor pedagógico que se envolve:
· O aluno produz textos para um
determinado público, estabelecidos previamente. Há, portanto, um leitor
/interlocutor real, que exige um texto coerente, coeso e interessante.
· Por ter em vista o leitor/interlocutor,
o aluno se conscientiza da necessidade de revisar com cuidado seu texto, de
faze_lo legível e compreensível e de adequá-lo a certa variedade linguística, ao
gênero e á situação.
· Para produzir os textos, o aluno
sente necessidade de ler muitos outros, para saber como se organizam, quais são
suas características, como é sua linguagem, que tamanho normalmente tem, em que
tipo de letra são apresentados, como são dispostos nas páginas, etc. Para
produzir uma notícia,por exemplo ,ele
irá empregar um lead,a narração propriamente dita,uma linguagem
impessoal,objetiva e clara ,a variedade padrão ,no caso de um cartaz,mensagem
curta e persuasiva ,linguagem impessoal,a variedade padrão ,letras grandes
,alguma ilustração,etc.
· Diferentes áreas são envolvidas na atividade,
seja quanto á intersecção de conteúdos, seja quanto á busca de recursos de expressão.
Assim, na confecção de um cartaz para uma campanha sobre cuidados com a saúde,
por exemplo. Ciências e Educação física contribuem com os dados científicos,
Arte com as ilustrações, o tipo de letra a ser usada, a disposição de texto e
imagens, Língua Portuguesa com informações sobre o gênero.
· Os projetos favorecem o trabalho em grupo,
a organização e a troca de contribuições com vistas a atingir um objetivo comum.
Alunos inibidos tem oportunidade de se manifestar, aqueles que ainda não se
expressam eficazmente na escrita podem se expressar oralmente os que tem outras
habilidades,como desinibição para entrevistar pessoas,desenhar ,ilustrar etc.,sentem-se
valorizados.
· Os projetos também favorecem
determinadas práticas cotidianas de sala de aula, que normalmente ,quando
descontextualizadas,não fazem sentido para o aluno, mas, contextualizadas, passam
a fazer sentido, como, por exemplo, cópias, ditados, reescrita de textos, busca
de coerência e coesão, ortografia, pontuação, concordância verba e nominal de
acordo com a variedade padrão, letra legível, capricho, organização, etc.
· A leitura oral do próprio texto
conduz o aluno a desinibição e gera a atitudes ,extremamente positivas ,pois
encoraja a expressão espontânea ,estimula a fluência de ideias e cria o
respeito mutuo ,uma vez que ,quando um
aluno Le ,todos os outros costumam mostrar interesse,aplaudindo ou se
manifestando com palavras,palmas ou risos quando reconhecem um texto diferente
,bonito ,criativo ,engraçado,”literário” .O papel do professor nesse momento é
identificar as dificuldades da escrita (falta de adequação ao tema á variedade
linguística e ao gênero textual proposto ausência de coesão ,coerência ,clareza
,objetividade,criatividade)para serem trabalhadas em outro momento individual
ou coletivamente.
· Logo após os alunos recontarão as
historias usando a língua escrita.
Em seguida os alunos escreverão livros parodiando com as histórias lidas
ou até usando da verossimilhança para aproximar a expressão do seu cotidiano.
CONCLUSÃO
Ao termino do projeto serão
recolhidos os livros escritos, pelos alunos, apreciados e expostos à biblioteca
para serem contemplados pelos demais.
BIBLIOGRAFIA
PORTUGUÊS LINGUAGEM
AUTOR WILLIAM ROBERTO CEREJA E THEREZA COCHAR MAGALHÃES.VOLUME 2..2009
EDITORA ATUAL
CANDIDO ANTONIO
BAKHTIN MIKHAIL
JAISS ROBERT HANS
LITERATURA INFANTIL – LIVROS – CLÁSSICA
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