ESCOLA ESTADUAL NOVA CONTAGEM
ANO: 2013
Pessoal Envolvido: Alunos 501/502/503 e Profª Vitória
PROJETO ELEIÇÕES
Justificativa
A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadão consciente do seu papel na sociedade e comprometido com a transformação de nosso país em uma “casa” boa de viver.
Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.
Objetivos:
Trabalhar o tema eleição proporciona aos alunos oportunidades para que eles possam pensar questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado e numa escola melhor.
Atividades como pesquisas, discussão, debates e promover na escola uma eleição entre os alunos levam o aluno a compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional.
- Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto;
- Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado melhor;
- Incentivar o aluno, desde já, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;
- Incentivar a conversa em família sobre a política, ajudando os pais a escolherem seus candidatos, alertando os mesmos para políticos corruptos que estão concorrendo a cargos públicos;
- Conhecer o significado do voto consciente;
- Ajudar na formação de cidadãos conscientes de suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades;
- Pesquisar o funcionamento dos três poderes em nível federal, estadual e municipal, bem como os cargos a serem disputados nas eleições 2014;
- Respeitar as opiniões dos colegas de intercâmbio e da escola fazendo comentários construtivos sobre suas produções textuais;
- Estimular o exercício de cidadania quanto à realidade que vivemos e nossa responsabilidade enquanto agentes transformadores, tanto nas eleições, quanto no dia a dia da sociedade;
Metodologia
• Observar eventuais problemas ou situações na sua escola, quarteirão ou
bairro que precisam de melhorias e providências.
• Elaborar trabalhos e atividades propostas.
• Planejar, organizar um projeto de eleição na escola e participar dele.
- Fazer uma lista com os problemas existentes na escola e no bairro em volta da escola ,
- Promover na escola eleição entre os alunos. Cada candidato deverá apresentar seu plano de governo, propostas de melhoria na escola .
- Comparar o país de ontem e de hoje: como era sua estrutura física? Como eram os costumes? E a convivência familiar? Quais eram os principais valores? O que mudou? Destacar pontos positivos e negativos. O que esperamos do país para o futuro?
- Pesquisas em livros, revistas, jornais, folhetos, fotos, internet.
- Entrevistas com pessoas mais antigas sobre como era o país no passado e o que acham da época atual (colher depoimentos);
Atitudinais
• Interessar-se em conhecer, questionar e posicionar-se diante da realidade social e política da comunidade ou de outras.
• Respeitar e valorizar ideias e opiniões expressadas.
• Ser consciente do papel do eleitor na busca de soluções e de mudanças para o futuro.
• Comportar-se de maneira ética e exercitar a cidadania no dia a dia da sociedade,sentindo-se responsável enquanto agente transformador da realidade.
Tempo estimado
Aproximadamente 29 dias .
Desenvolvimento
Desafiar a reflexão, a crítica, estudando algumas das questões sociais fundamentais do país e a importância do ato de votar, é visar ao entendimento do presente para projetar o futuro.
O projeto pretende ajudar o aluno a observar e destacar os problemas no seu entorno e, a partir disso, discutir, desenhar, propor melhorias para os problemas da comunidade; a promover e a organizar uma eleição na escola.
É importante que, num primeiro momento, os alunos analisem imagens, recolham dados e cenas que ilustram situações diárias na vida da população
Em seguida, levantar questões sobre esses problemas como possibilidade de emitirem ideias e exercitarem o respeito pela opinião divergente.
Construir conceitos e produzir atividades sobre o tema, dramatizar situações e simular uma eleição .
PRODUÇÃO FINAL:
- Disponibilizar os candidatos, siglas dos partidos e propostas de cada um deles
- Realizar uma eleição
- Organizar debates com os alunos da escola, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
- Confeccionar título de eleitor;
- Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
- Apurar os votos dos candidatos;
- Divulgar da apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente, governador, deputado, prefeito e vereador eleito.
- Realizar uma eleição
- Organizar debates com os alunos da escola, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
- Confeccionar título de eleitor;
- Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
- Apurar os votos dos candidatos;
- Divulgar da apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente, governador, deputado, prefeito e vereador eleito.
O que pode ser trabalhado com este projeto.
Língua Portuguesa: Leitura e escrita informal; Elaboração de discursos; Produção de textos.
Artes: Confecção de cartazes, faixas para a campanha, urnas, botos, Cédula Eleitoral, Título de Eleitor.
História/Geografia: História das Eleições, Estudo dos Três Poderes; Poluição sonora e visual.
Matemática: Número de candidatos, de eleitores e de vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições.
Avaliação
A avaliação deverá considerar o interesse e a colaboração do aluno, a participação e realização das atividades propostas, tanto individuais quanto coletivas.
FONTE: Site de SP
TRE MG
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